domingo, 16 de novembro de 2008

Azul da Cor do Mar


Vou contar uma historinha pra vcs... lá em Salvador, quando eu tinha uns 10 anos, nasceu Bruno, meu primo, mais conhecido na época como "meio-quilo". Foi paixão à primeira vista! Eu, uma moleca, caí de amores por aquela criaturinha de riso frouxo e barriga grande. Quando ele fez um anininho, surrupiei uma de suas blusinhas Hering com cheirinho de bebê para trazer pro Rio. Hoje, 24 anos depois, é Betina quem veste a camisetinha surrada do primo - e tb meu primeiro grande afilhado. É mais um daqueles nomentos Credicard Mastercard.
Camiseta de bebê Hering: R$ 13,00
Passagem Rio-Salvador: R$ 450,00
Relembrar, no sorriso da filha, o sorriso do afilhado, não tem preço!

Aproveito pra postar aqui um de meus textos favoritos. O que fiz de presente pra formatura de Bruno, o dono da camisetinha.
PS: Hoje ele não é mais "Meio-quilo". É "Dunga de Mama".


AZUL DA COR DO MAR

Faz sol em Salvador. No jardim da casa, num tranqüilo condomínio à beira-mar, tubarões repousam no fundo da piscina. O do tipo Martelo se confunde com o azul da água. O Branco, o mais temido, está virado para baixo, como se descansasse de um embate acontecido há pouco. As espécies habitam o fundo da piscina há anos. Vieram de longe: os antepassados desses eram apenas rabiscos indecifráveis em folhas de papel. Mas, aos olhos daquela criança, de olhinho pequeno e barriga grande, de pouco mais de quatro anos, já eram tubarões perigosos. Passava horas no reino das águas claras e, sempre que voltava, retratava, em traços firmes, os tubarões que havia encontrado. Aos poucos, eles foram ganhando formas. A cauda aumentava, as garras se multiplicavam, a barbatana ganhava destaque. O menino, agora com seus oito anos, já não se contentava mais com os limites do papel. Sonhava com tubarões com dimensões de verdade! Quem sabe poder vê-los? Tocá-los? Adolescente, entre um namorico e outro, sempre voltava ao Reino das Águas Claras. Na volta, agora com a ajuda de um tal de mouse que tinha o rabo ligado a uma máquina de nome estranho, reproduzia os tão temidos amigos do fundo do mar. Sim, porque a essa altura, já havia se tornado amigo de infância de todos eles e ainda trazia novos amigos: o Tubarão-Tigre, o Lixa, o Baleia e até um tal Cabeça-Chata. Mesmo depois da maioridade, não esquecia dos companheiros de longa data. Em algum lugar entre a guitarra e a foto da namorada, mais pro fundo, bem ali atrás de uma pilha de livros de administração, se escondia um de espécie rara. Pois foi um deles que espalhou a notícia: “Ele vai se formar!”. “E o que isso quer dizer??”, retrucou o Martelo. “Que ele vai botar aquele quadradinho ridículo na cabeça e nunca mais vai querer saber da gente”, alarmou o Tigre. “Como assim???”, gritou o branco. O Baleia caiu pra trás e foi socorrido pelo Lixa. “E AGOOORA???”, perguntaram-se todos ao mesmo tempo. Enquanto se reuniam para decidir que atitude tomar – amarrar o formando no pé da cama ou levá-lo de volta para Águas Claras com eles? – o agora “administrador de empresas” esperava, há quilômetros dali, o seu diploma. No meio do burburinho, uma canção... Ah.. se o mundo inteiro me pudesse ouvir... tenho muito pra contar... dizer que aprendi... Ver na vida algum motivo pra sonhar... Ter um sonho todo azul... Azul da cor do mar... e lá, no fundo da piscina, azul como a cor do mar da Bahia, os “tubarões-amigo” descansam de olhos bem abertos para se um dia, alguém mexer naquele menino, eles não pensarão duas vezes em protegê-lo.

Bruno,
Foi tomando sol, na piscina da sua casa, que essa história veio à minha cabeça. Foi uma forma de dizer pra você nunca deixar de lado esse seu jeito de menino, sempre doce e sarcástico. Não se preocupe que os “tubarões-amigo” e a dinda aqui estarão sempre com você!!!!
Beijo grande,
Dora

3 comentários:

Anônimo disse...

Dora,
Meu Dunga não poderia ter madrinha mais carinhosa, adorável e querida!!!Acertei em cheio, quando escolhi uma menininha inteligente,dedicada e sempre presente como comadre!!!Intuição ou paixão??? os doiiiiiiiiiis!!!.
Tbm me apaixonei por vc, quando te vi pela primeira vez, e adorava as férias,pq que me permitiam fazer de vc a minha bonequinha...cortar o cabelo igual ao meu, levar pro parque,viajar... Agora, agradeço a Deus,a oportunidade de poder viver tudo isso de novo com Betina!!!
Beijos

Anônimo disse...

Ah! esqueci de dizer que os tubarões ainda estão na piscina, loucos pra conhecer Betina!!!

Anônimo disse...

Adorei a homenagem, apesar do roubo da camisa e da entrega de apelidos! :)
Saudadeeeeeeeee!!!
beijooos!