quinta-feira, 28 de maio de 2009

Quarto da moça

Detalhe do mosquiteiro com delicadas borboletas - as primeiras grandes amigas de Betina. 
Árvore genealógica - a idéia da árvore de tecido com fotos de todos ainda crianças impressa em algodão foi da mãe doida aqui. A Regina deu vida e ficou incrível - já encomendada por váaaarias outras mães. 
A cortina, de linho, tb é salpicada de mini-borboletinhas e as alfomadas, assim como a colcha, fazem combinação - ou não - em patchwork.
O enfeite de porta da maternidade que fica na porta do quarto de Betina. Ela adora as flores de mini-fuxiquinho.
E para quem quiser ver mais o trabalho da Maria Regina: 
http://www.flickr.com/photos/27430638@N06/
ou no site da Donna Chita (www.donnachita.com.br) 



Falando em toy art nacional não poderia deixar de lembrar da Maria Regina, designer de mão cheia que fez a decoração do quarto de Betina. Sabe aqueles bonecos fofos de patchwork tipo "Naninha"da Donna Chita? São dela!

Toyart do Brasil



Descobri mais uma coisa bacana no Bemlegaus: os bonequinhos no estilo toyart com uma pegada bem brasileira da Panoleto (www.panoleto.com.br). 

quarta-feira, 27 de maio de 2009

Adoção


Desde que me conheço por gente penso em adotar uma criança. Penso não, sonho. E sonho a gente nunca deixa de lado, né? Enquanto isso não acontece - quando Betina crescer talvez ela consiga me ajudar a convencer o pai... - ficam aqui as dicas, ou melhor, os 10 passos para quem quer adotar um baby - matéria do site da revista Crescer, nossa fiel companheira de todas as horas.

1. Procure o Juizado da Infância e da Juventude mais próximo de sua casa para entrar no Cadastro Nacional de Adoção (se preferir, você pode contratar um advogado de Família de sua confiança, especializado em processos de adoção). Ligue antes para saber quais documentos levar – eles variam entre os juizados. Pessoas solteiras, divorciadas e judicialmente separadas também podem adotar, desde que sejam maiores de 18 anos (artigo 1618 do Código Civil) e pelo menos 16 anos mais velho que o adotado (art. 1.619) . A Justiça ainda não prevê adoção por casais homossexuais, mas é cada vez mais comum pais do mesmo sexo conseguirem registrar a criança no nome dos dois após decisões judiciais.
2. No cadastro, indique o perfil da criança que deseja. Você pode escolher o sexo, a idade (no caso de crianças maiores de 3 anos, é chamada de adoção tardia), o tipo físico e as condições de saúde. Pense com calma e converse com outros pais para saber o que é bacana e o que não é em cada escolha.
3. Até dois meses, uma psicóloga do juizado agendará uma entrevista para conhecer seu estilo de vida, renda financeira e estado emocional. Ela também pode achar necessário que uma assistente social visite sua casa para avaliar se a moradia está em condições de receber uma criança. Teoricamente, o poder aquisitivo influencia, mas não é decisório.
4. A partir das informações no seu cadastro e do laudo final da psicóloga, o juiz dará seu parecer. Isso pode demorar mais um mês, dependendo do juizado. Com sua ficha aprovada, você ganhará o Certificado de Habilitação para Adotar, válido por dois anos em território nacional.
5. Sua ficha pode não ser aprovada. O motivo pode ser desde a renda financeira até um estilo de vida incompatível com a criação de uma criança. Se isso acontecer, procure saber as razões. Você poderá fazer as mudanças necessárias ou até mesmo recorrer à Justiça e começar o processo novamente.
6. Com o certificado, você entrará automaticamente na fila de adoção nacional e aguardará até aparecer uma criança com o perfil desejado. Ou poderá usar o certificado para adotar alguém que conhece. Nesse caso, o processo é diferente: você vai precisar de um advogado para entrar com o pedido no juizado.
7. A espera pela criança varia conforme o perfil escolhido. Meninas recém-nascidas, loiras, com olhos azuis e saúde perfeita – a maioria dos pedidos – podem demorar até cinco anos. A lei não proíbe, mas alguns juízes são contra a separação de irmãos e podem lhe dar a opção de adotar a família toda. E não esqueça: a adoção depende do consentimento dos pais ou dos representantes legais de quem se deseja adotar, além da concordância deste - se tiver mais de 12 anos. A exceção fica para o caso de criança ou adolescentes cujos pais sejam desconhecidos, falecidos ou tenham sido destituídos do poder familiar (o antigo pátrio poder).
8. Você é chamado para conhecer uma criança. Se quiser, já pode levá-la para casa. Quando o relacionamento corre bem, o responsável recebe a guarda provisória, que pode se estender por um ano. No caso dos menores de 2 anos, você terá a guarda definitiva. Crianças maiores passam antes por um estágio de convivência, uma espécie de adaptação, por tempo determinado pelo juiz e avaliado pela assistente social.
9. Depois de dar a guarda definitiva, o juizado emitirá uma nova certidão de nascimento para a criança, já com o sobrenome da nova família. Você poderá trocar também o primeiro nome dela. As relações de parentesco se estabelecem não só entre o adotante e o adotado, como também entre aquele e os descendentes deste e entre o adotado e todos os parentes do adotante.
10. E, por fim, lembre-se do mais importante: o vínculo de amor não depende da genética.

Simples assim

A dica é do site da revista Casa&Jardim: se bolacha de maisena e cookies já são gostosos, imagine-os formando um sanduíche com recheio de Nutella. Para ficarem bons não só de comer, mas de ver, decore-os com fitinhas de cetim.
Simples e original.

sexta-feira, 22 de maio de 2009

O pequeno Liam

Em primeiríssima mão: esse é o mais novo herdeiro do grupo melhores-amigas-Puc, uma irmandade que começou, claro, nos tempos de faculdade. Liam é filho da Yula Rocha, nossa amiga-irmã que vive como correspondente em NY e meu já tão querido afilhado!

quinta-feira, 21 de maio de 2009

Pocou!!

Falando em ovinho de codorna... não poderia deixar de registrar aqui, nessa madrugada de hoje, (quinta, 21 de maio) o nascimento do meu querido afilhado Liam Purcell! Um bebê altamente globalizado: é americano, filho de brasileira com inglês. Seja bem-vindo Liam!!! O mundo é todo seu!

quarta-feira, 20 de maio de 2009

Dica de presente

Já tinha visto esse livro na casa de uma amiga em Sampa. O esquema é simples: você preenche os dados do seu filhotes na página do Frends Forever (www.friendsforever.com.br), faz o pagamento e recebe em casa esse livro com tudo o que acontecia no dia e ano em que seu bebê nasceu. Um livro exclusivo e personalizado! Quem não gostaria de lembrar da novela de sucesso do ano em que o filho nasceu? Tem tamb[em o preço do cafezinho, as manchetes dos principais jornais, os livros de destaque... 


terça-feira, 19 de maio de 2009

Figuuuuuuuura

Vendo TV, toda largada na sua poltroninha fashion - tudo graças à tia Renana, que estava comigo na Tok Stok e lembrou que as cores tinham tudo a ver com a nossa sala.

Férias na Praia do Forte

Betina fazendo palhaçada. Alguma coisa ela tinha que puxar à mãe, né? 
Essa foto é especialmente dedicada à Lica, minha querida amiga-ovo. Olha só a minha ovinho de codorna aí!!!!
Minha tartaruguinha ninja ta quase do tamanho de uma tartaruga de verdade! 

sexta-feira, 15 de maio de 2009

Farra no banho, do lado de fora da casa.
Festa na piscina, na sua bóia preferida - que já fica lá na casa da tia esperando ela.
Entretida com os brinquedos.

Ontem encontrei a mãe de um amiguinho de Betina da pracinha e ela, com uma expressão consternada me perguntou: - Como é que você está sem sua filha??
Eu tive que ser sincera: - Tô ótima! 
Ela me olhou com uma cara de quem diz "Nossa, que mãe desnaturada". 
A verdade é que a gente sente uma saudade imensa e, ao mesmo tempo, uma paz incrível na casa. Claro que a gente olha pro quartinho cheio de bonecas e pensa, com os olhos cheios d'água "Cadê a minha princeeeeesa?!". Mas nessa semana em que ela está curtindo todas na Bahia - já ouvi dizer que andou até comendo água no Mercado do Peixe -, eu e o pai aproveitamos muuuuito!!! Saímos pra jantar, encontramos amigos queridos, dormimos até mais tarde, demos um gás no trabalho e otras cositas mas... 
A conclusão que a gente chega é que, pelo menos uma vez a cada três meses Betina vai tirar férias da gente e curtir a família em Salvador.
PS: estamos indo hoje, tronchos de saudade, buscar nossa princesa e curtir o fim de semana com ela na Praia do Forte. 


Sozinha!



Betina ganhou independência: de férias na Bahia sem pai nem mãe agora está comendo... sozinha! Pinto no lixo perde. 

segunda-feira, 11 de maio de 2009

Pro mundo

Desde quando engravidei sabia que, apesar daquela criança ser minha filha, minha missão era fazer com que, uma vez do lado de fora, ela "ganhasse mundo".  E ganhou. Hoje, com um ano recém completado, Betina embarcou pra Salvador com a avó. Ficará lá por uma semana sendo paparicada por toda a família. Os boletins online informam que ela já brincou com o papagaio, com os cachorros, que rolou na grama e apagou de tão cansada. Daqui de longe a gente fica com o coração apertadinho mas com a certeza de que estamos fazendo a nossa parte: dando régua e compasso.

Imperdível!





Dia das mães é aquele dia de perrengue: geralmente a família marca de almoçar naquele restaurante badalado. A gente já vai sabendo que não vai ter lugar. Horas na fila. Barriga roncando. Gremilin da fome gritando dentro de você. Garçons correndo de um lado pro outro pra atender todo mundo, crianças berrando, ninguém consegue conversar direito. Pois esse ano, como mãe, decidi que merecia um programa mais que especial. Assim, desde o sábado, já avisava que a comemoração seria vermos, todos juntos (eu, Vinícius e Betina, a nossa pequena grande família) à exposição dos Gêmeos, no CCBB. No domingo, acordamos cedo e saímos em missão  pro centro da cidade - não sem antes ganhar um cordão lindo de poá e pingente colorido com direito a cartão com impressão digital da minha filha. O centro estava assustadoramente vazio e nós, com Betina no carrinho, atravessando a Rio Branco deserta, parecíamos uma miragem.
Lá mesmo, na livraria, tomamos um café com direito a bolo de laranja e croissant e subimos pra conferir "Vertigem", a exposição interativa com obras dos irmãos Gustavo e Otávio Pandolfo, grafiteiros que já são referência nessa arte em todo o mundo. Betina, que começou a andar essa semana, já entrou na sala encantada. Não tanto com as obras mas com o enorme espaço só pra ela. Andou, engatinhou, deitou e rolou no chão. Pinto no lixo. As obras, feitas em madeira, algumas em instalação com luzes, sons e efeitos, saltavam diante dos nossos olhos. Os retratos de personagens do nosso cotidiano cosmopolita com detalhes que lembram o estilo Bosh (mistura de gente e bicho num mesmo corpo/quadro) são mesmo impressionantes. A essa altura Betina já estava brincando com um teclado no chão enquanto o pai tirava um som de uma bateria (é interativa, lembram?). Nos corredores vazios do CCBB encontramos a Mirna, amiga querida, com o marido e os dois filhos. Ela também havia pedido, ou quase intimado, a família toda a levá-la, no seu dia, para a exposição. Depois de aproveitar e passar também pela exposição permanente sobre a história do dinheiro no Brasil, fomos embora felizes da vida. No carro, enquanto Vinícius comentava radiante que além de tudo só tinha gasto "20 reais" com o café e Betina vidrava nos carros do lado de fora, eu prometia pra mim mesma que não esperaria o próximo dia das mães pra fazer um programa como esse.


terça-feira, 5 de maio de 2009

Oink!


Hoje, o Ancelmo deu uma nota dizendo que já tinha gente no Rio (mais especificamente em Laranjeiras) andando de máscara. Bom, se a moda pegar o que não pode faltar é bom humor, né?
No http://cyanatrendland.com/2009/05/01/fashion-swine-flue-mask/

Imperdível!

A gente sabe bem como aqueles personagens de festa infantil são irritantes, né? Eu mesma tenho horror a esses seres que a gente nunca sabe quem está ali por trás daquela fantasia - se um anão ou uma criança vítima da exploração do trabalho infantil. Aqueles Backyardigans entonce... são MUUUUITO malas. O que a gente não pode perder é o Casseta da próxima terça que traz Wagner, mais conhecido como o pai de Bem, caracterizado de... cenoura numa festa infantil. Atenção galera da Bahia, essa é pra gravar, heim?!

segunda-feira, 4 de maio de 2009

Uma fábula!




Sábado fomos passear no Leblon e aproveitamos pra dar uma espiadinha na nova coleção da Fábula, a griife "só para meninas" da Farm. Tudo bem, as roupinhas são mesmo uma fábula mas... quem resiste às estampas mega coloridas e mega estilosas da marca? Nós resistimos!!!! Mas fica aqui as dicas: kit de avental e caixinha de som pro quarto delas. E uma foto da decoração incrível da loja.


sexta-feira, 1 de maio de 2009



Não sou fã de tatuagem mas tenho que admitir que a idéia da Ruthless & Toothless de fazer roupas pra crianças inspiradas nesse mundo de tatuadores e tatuados é muito criativa. Olha esse body com chupeta de ouro!!! Os bicheiros daqui do Brasil iam comprar aos montes pros filhos!
http://www.thetrendygirl.net/2009/04/funky-kids.html