sábado, 31 de janeiro de 2009

O pai do Grãozinho

Betina, com menos de 1 mês, aconchegada no colo sonífero do pai.

Sem "Papa" na Língua

Em troca de generosos favores sexuais resovi aceitar - eu, o pai do Grãozinho de Areia - o convite feito pela mãe. Inauguro, hoje, uma coluna mensal nesse blog. De antemão aviso que há chances de a periodicidade, um mês ou outro, demostrar um certo grau de indisciplina. Como as crianças. 
A escolha de tão infame trocadilho para o título começou como um protesto à recorrente visão de dois lábios se juntando para produzir um único som: "mmmmaaammmaaa...". É duro o pai ser visto como pai nos primeiros meses de vida. Isadora já foi vista como mãe desde o parto. Sentida, certamente muito antes. Foi lindo o momento em que pegou Betina no colo e, como num passe de mágica, a fez parar de chorar. Foi a primeira vez que minha filha viu, de fora, como era sua mãe. Deve ter gostado, como o pai. Os dias passam e Betina se acostuma com minha voz, minha imagem, meus abraços, minhas brincadeirinhas de "Superman" e 'Terremoto" (prometo detalhá-las em posts futuros). Eram as mesmas que fazia com meu irmão Victor, temporão. Tenho que adaptá-las ao sexo mais frágil. Aos poucos recebo alguma atenção e, às vezes, a sorte grande: um sorriso. Com Isadora, um simples toque de pele é suficiente para decodificar a maternal relação. Agora vejo sentido na expressão "Não é a mamãe, não é a mamãe!" que um personagem dinossauro gritava sempre que se deparava com o pai. O alento vem de depoimentos de outras mães que falam: "no início é assim mesmo mas, depois, elas só querem saber de vocês...". Incansável, continuo meu processo de adestramento para Betina falar "Papai". Quando isso acontecer, prometo mudar o título da minha coluna. 

sexta-feira, 30 de janeiro de 2009


Minihumanos - 50%


Quem ama as roupitchas incríveis da Minihumanos não pode perder o bazer que acontece nesse final de semana!
Detalhe de body com tema cordel e estampa inspirada em pop art.
Mais em www.minihumanos.com.br



Sei que é uma luta inglória mas continuo firme e forte no "zelo" pela alimentação saudável da minha filha. Uma regra básica daqui de casa é "não dar chocolate, balas, pirulitos e doces afins em hipótese alguma". Ela vai ter o momento dela de descobrir esse mundo encantado. Por enquanto, faremos de um tudo - néeeee papai??? - pra que ela tenha um gosto amplo e variado de frutas, legumes, verduras, grãos, cereais e tudo o que seja sim saudável. Mas... como resistir a essas almofadas incríveis imitando os chocolates maaaais gostosos???? Dica de um dos meus blogs preferidos, o "Bem Legaus".



 

Armação Ilimitada


O primeiro verão na Bahia a gente não esquece. Foi lá que Betina conheceu Rafa, que também passava sua primeira temporada no Nordeste. Se encontraram na praia do Forte. Rafa veio com o amigo Gabriel, baiano que mora em SP. Betina já tinha flertado com Gabriel quando ele veio passar um fim de semana no Rio e a convidou pra uma água-de-côco no Copacabana Palace. Agora estavam os três juntos: Juba, Lula e Zelda. Juba e Lula saiam cedinho pra surfar. Quando Zelda acordava, depois de uma madrugada virando várias mamadeiras, os dois já estavam pegando onda nas pocinhas. Quando ela ia pra praia, toda charmosa de biquíni de babadinho e fraldinha à prova d'água, eles já estavam chapados de picolé Capelinha. À tardinha, quando apurava o paradeiro da dupla, ficava sabendo por terceiros que eles tinham ido dar pinta na vila. Foi assim que Zelda aprendeu a sua primeira lição: menino quando está junto não quer saber de menina. Até um certo momento, claro. Enquanto isso, aguardamos ansiosamente um segundo encontro com a dupla.




Música do Dia

http://som13.com/

quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Dica da semana

Você tem que comprar um presente para o bebê filho de uma amiga sua. Você roda, roda, roda o shopping e acha tudo igual. Quer dar um presente especial, inesquecível que não seja um body, um sapatinho, um inho qualquer e não acha nada de diferente. Pois seus problemas acabaram!!!!
Já ouviu falar na Oficina de Criatividade? Pois é! Betina acabou de ganhar de Mari, uma querida amiga de infância que mora em Sampa, o CD "Cantando em Roda", com cantigas de roda. Até aí nada demais, né? Só que todas as canções são personalizadas!!!!! Cada música traz o nome Betina!
Ex: "Sabiá lá na gaiola fez um buraquinho... e a Betina que gostava tanto do bichinho..."
"A canoa virou... foi por causa de Betina...".
Vá lá: www.oficinagravando.com
E o melhor... Vc compra pela Internet!
 

Sobre a fada dos dentes...

Já entendi... ela não traz. Ela só leva...

Há uma tradição nos Estados Unidos, Canadá, Espanha e em parte do Reino Unido e de Portugal, segundo a qual a "Fada do Dente" viria à noite para trocar o "dente de leite", colocado sob o travesseiro de uma criança, por uma moeda ou um pequeno presente.
Histórias sobre a Fada do Dente circulam desde o início do século XX, embora ninguém saiba sua origem exata. Todavia, trocar "dentes de leite" por presentes é algo que remonta aos vikings, mais de mil anos atrás.

O blog http://pagaozinho.blogspot.com traz uma receita fofa para os que já estão perdendo os dentes de leite:

Mágica da Fada do Dente:
- o dente da criança;
- um copo;
- uma pitada de purpurina;
- areia colorida (de preferência verde);
- uma caixinha para guardar a poeira.
Faça com que a criança coloque o dente na janela e cubra o dente com o copo de boca para baixo. Quando a criança adormecer, substitua o dente por moedas, balas, um pingente ou algum outro presentinho. Em seguida salpique a purpurina e a areia sobre o presentinho e cubra novamente com o copo.
De manhã cedo faça com que a criança recolha a poeira de fada e guarde numa caixinha, depois pode pegar o presente.

A dica é do livro "Bruxaria hereditária: segredos da antiga religião", de GRIMASSI, Raven.

Para o autor... "a mágica tem dois lados: primeiro, temos o pensamento mágico da criança e a beleza que emana de sua alegria; segundo, se a criança guardar a poeira de fada, ela poderá ter um talismã mágico. A crença mágica da criança fica impressa na poeira de fada. Mais tarde na vida, a poeira de fada pode ser usada para um desejo ou para lançar um encantamento.

Nasceeendo...

A fadinha do dente demorou pra chegar mas essa noite acordamos e vimos um micro rasguinho na gengiva de Betina e a pontinha do primeiro dente saíndo. Mal sabe ela que agora, entrando no mundo dos "adultos", terá que escovar os dentes todos os dias. Ou pelo menos por enquanto, "o" dente.

Expressão corporal

Sabe aquelas aulas de teatro em que a gente aprende sobre expressão corporal e aquela historinha de "conhecer todo o seu corpo". Seus problemas acabaram! Você não precisa se matricular num curso desses. Basta ter um bebê! Isso mesmo! Tudo começa com a gravidez. O que você achava que era o seu corpo já não é mais. Em fração de semanas você descobre partes de si que jamais imaginava existir. Um osso da bacia que estala ao acordar, uma batata da perna que insiste em ficar dormente no meio da noite, dois peitos que explodem e não cabem mais em lugar nenhum, unhas que de repente ficam duras, veias que saltam, boca que saliva, pés que incham, bexiga que incha... e depois que o bebê nasce tudo muda. Você sai do hospital com a mesma barriga. Só que murcha. Os peitos explodem mais ainda e depois... TAMBÉM murcham!! Mas tudo é lindo. Você é mãe! Tem um bebê lindo em casa. Realizou finalmente o sonho da maternidade. Os meses passam voando e aquele pacotinho vai engordando, crescendo, crescendo... e chega a 10 kg antes de um ano. Ninguém jamais me contou isso. Sempre achei que, por alguma obra de Deus, os bebês eram levinhos assim como eram graciosos. Agora Betina está com quase 10 meses e quase 10 kg. E continuo redescobrindo meu corpo: agora são os músculos e as articulações que nunca haviam se manifestado antes...

segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Balancê

Em Salvador, enquanto a mãe de Betina dormia, o pai da moça ou a tia Sylvia faziam a ronda matinal pelo parquinho do condomínio Veredas do Sol. Aqui, de camiseta e calcinha umas seis da matina...

Queridas amigas

Não resisti e roubei essa foto do blog da Yula. Posso dizer que aqui estão as minhas duas GRANDES amigas de todas as horas. E dentro delas, como diz Aline com todo o amor de mãe - de três! - do mundo: "pentelhinhus in uterus"! 

Chapoletou

Depois de uma manhã exaustiva na praia do Flamengo (Stella Maris/Salvador).

Reveillon

Bem antes de meia-noite. Pq, na hora da virada mesmo estávamos TODOS dormindo: eu, Betina e o pai. E foi lindo.

Segunda geração


Aqui, com Ticiana, amiga de infância. Tudo começou com a amizade das nossas mães e agora se perpetua com o chamego entre Betina, Nicolás e Juliano. Nicolás, o mais velho, já até pediu ao Vinícius, na maior cara dura, pra deixá-lo levar Betina embora com ele pra Cancun, onde vive. 

A pedidos!








Fotos inéditas das primeiras férias de Betina em Salvador. Como boa ariana, em momento de independência na piscina, com a tia Sylvia no primeiro dia do ano, com os balangandãs que a tia trouxe especalmente pra ela do Reveillon do Chiclete (filha, um dia me lembra de te contar a história das cocadinhas da Bahia do Baby Beaf...) e com a prima Rize: paixão à primeira vista.














sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Mais...


Quarto da boneca


Essas imagens são do quarto de Olívia, filha da nossa querida amiga e arquiteta Flávia Quintanilha. As fotos foram parar no blog www.desiretoinspire.blogspot.com
Cada idéia incrível pra sua "caixinha". Veja! 

Manguaça

Betina e Rudi, irmão da dinda Yula.

Fazendo pose

Dormindo com o pai


... agarrada pra ele não fugir.

Bebê Modeno


Mais coisinhas lindas da Bebê Moderno. Eu, que sou viciada em lagartos, lagartixas, salamandras e afins adoraria ter um jogo de lençol desse. Pra mim.

Meu Bebê

Vcs lembram do fenômeno de vendas da boneca "Meu Bebê"? Quem é que na década de 80 não queria uma dessas? De tanto ouvir dizer que Betina tem a careca igual a da boneca resolvi procurar uma foto no Google. De fato só falta o laço!

O Clone

domingo, 18 de janeiro de 2009

Abrindo o armário

Acaba de inaugurar, em Ipanema, no Rio, a loja BB Moderno, uma das minhas favoritas. Modelitos descolados, coloridos - nada daquela trilogia rosinha, azulzinho e amarelinho - e super alegres. 
Destaco a colônia básica e deliciosa - o Channel n5 de Betina.  

quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

A história do Grãozinho de areia

Me dei conta de que nunca havia postado a história do porquê desse blog se chamar Grãozinho de Areia. Então vamos lá! Anos atrás, pouco antes de engravidar, fui assistir à peça "Pequenino Grão de Areia", com alguns amigos baianos e dirigida por João Falcão. Como fã incondicional de João, não podia deixar de assistir a mais uma de suas incríveis montagens (afinal, vou em todas). De cara fiquei encantada com tudo: o texto, a trilha, o elenco, os figurinos, o cenário... tudo era lindo, como diria Caetano. Fui mais uma vez, outra vez e outra vez. Levei amigos e filhos de amigos. Como Pedro, filho de Iuri que, ao final da peça não escondia uma lagrima furtiva no canto dos olhos. Comprei a trilha e baixei no meu ipod. Ouvia até na academia. "Um pequenino grão de areeeeia...". De tanto ouvir, Vinícius acabou decorando as letras sem nem ter assistido à peça. Um dia, pediu para que eu sugerisse um espetáculo infantil pra ser encenado aos alunos do Mopi (escola da mãe dele). Não pensei duas vezes e fiz todo a propaganda pro Grão de Areia. Deu certo. Foram duas apresentações para um total de 600 alunos. Todos amaram. Assim como "A Máquina", primeiro espetáculo que vi de João Falcão - e posso dizer que estive pelo menos umas dez vezes na platéia -, jamais vou me esquecer da poesia, da mágica de O Pequenino Grão de Areia. Um dia, se tudo der certo, minha filha verá uma montagem do Grãozinho. Nem que eu como mãe, e vocês sabem que mãe faz tudo pelo filho, tenha que produzir uma remontagem do texto. Ari, Binha, Rosi... e claro João, conto com vocês!!!
PS: em breve dedicarei um próximo post à Adriana Falcão, mulher de João e autora de "A Máquina" e "Luna Clara e Apolo Onze", dentre outros de meus livros favoritos de todos os tempos. Essa família é barra pesada...














Arte da peça infantil dirigida por João Falcão com elenco de amigos baianos e grandes atores como Rose, Ari e Bárbara. 



Grãozinho de Areia

Au-au!



Betina finalmente atentou para o ser "cão". Desde que reparou nos cachorros da avó e, em Salvador, da dupla Minnie e Baby, não quer saber de outra coisa. Na rua, presta atenção em todos! Isso pq ela ainda não atinou pro irmãozinho, o papagaio Everaldo.

Wel-wel-wel ga-brieeelll



O gorducho, o delicioso, o bochechudo Gabrieeeeeeeeeeel!!!!
Mais fotinhas do batizado...

Pose

Carnaval ta chegaaaando!!!




Minha amiga Fernanda Mickey pediu dicas de fantasias pra bebê pro carnaval. Essas foram garimpadas pela Flavinha Quintanilha na amazon.com
Pena que moramos em um país tropical e esse tipo de fantasia simplesmente não funciona. Os nossos filhotes acabariam desidratados no meio de tanta pelúcia!
Sei que tem uma loja que faz todo tipo de fantasia pra todas as idades na Barra. Vou apurar e já posto aqui.

Respostas cretinas para perguntas idiotas

Mais do mesmo:

- Ela não ta com frio?
- Ta, mas eu quero ver até quando ela aguenta.

- Ela não ta com sono?
- Ta, é o Valium que já ta fazendo efeito.

- Esse sol não ta forte pra ela?
- Que nada! Ela adora o cheirinho do Caladryl depois!

- Não ta na hora dela sair da piscina?
- Até ta mas só tenho uma fralda de piscina que custa 3,50 e a gente tem que otimizá-la.

- Não é bom carregar o bebê assim...
- Ta tranquilo, a gente já ta treinando ela pro Cirque de Soleil.

"Deve ser fome"

Quem é mãe, com certeza já viveu essa cena:

Exterior - Dia - Restaurante
Bebê dá uma choradinha. Vc tenta distraí-lo com um brinquedo qualquer.
Pessoa ao lado posicionando a cabeça adentrando o carrinho: - Deve ser fome.

A pobre vizinha de mesa não faz idéia de como uma frase ingênua pode afetar uma mãe. Ninguém melhor do que a gente SABE - ou acha que sabe, ou deveria saber - a hora do bebê mamar ou comer. Eu mesma já falei isso para outras mães inúmeras vezes antes de Betina vir ao mundo. Hoje, qdo uma criança choraminga do meu lado, o estômago dela pode ta roncando que eu fico quieta. Já ouvi a minha própria mãe afirmar que Betina "passava fome" nos primeiros meses. Logo eu que tinha leite pra dar e vender!! É bonito isso do brasileiro querer participar, interagir, opinar... mas muitas vezes a opinião chega a ser invasiva e sobe aquele odiozinho dentro da gente. Kakau, Pri, Flavinha, Marcela, minhas amigas mães sabem beeeem do que to falando. De fato, não há muito o que fazer a não ser abrir um sorriso e, bem humorada, dizer "Filha, já ta com fome?! Mamãe acabou de te dar bolo de chocolate com Coca-cola"!

domingo, 11 de janeiro de 2009

Batizado de Gabriel


Enquanto não recebo fotos decentes do batizado de Gabriel (dá pra rolar pessoal??? Senão perdemos o tiimming, já perdi pra Caras...).
Na foto: Eu com Betina estressada - assim como a mãe ela parece não curtir muito igreja -, se comportando mal diante do amiguinho Gabriel, no colo da mãe Astrid. Atrás os dindos Jorjão e Cris - a meiguice em pessoa!!!!

sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Ops... filhos trocados!


Os papais Dimitri, Vinícius e Levy Gasparian, amigos das antigas com os não-respectivos filhos Bianca, Gabriel e Betina. Nem precisa adivar qual é o trocado né? Temos um mini-Levy na cena.

quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Bahia


Mais uma... aos poucos vou postando as fotos das primeiras férias de Betina na Bahia. Astrid e Cris, amanha vou baixar finalmente as do batizado de Gabriel mas, se vcs tiverem umas lindas, que eu sei que vcs têm, me passa pleeeeease! O dindo Jorjão saiu esquisito em todas as minhas. Quer dizer, pensando bem, Jorjão é um sujeito esquisito, né?
PS: meu teclado IMAC já está com os acentos configurados!!! Baixei um programinha massa. Esse negócio de ficar no esquema control + não ta com nada...

1 MIL VISITAS!!!!!!!


Incrivel de pensar que o blog Graozinho de Areia comecou - e continua - de forma despretensiosa e hoje, com apenas um mes de contagem (o blog ja existe desde antes do nascimento de Betina) ja batemos 1 mil visitas. Plagiando o grande Xexeo, fica aqui entao um enorme beijo para os meus 17 leitores que entram 15 vezes ao dia.

Presente ideal


O livro ideal para as futuras - e pq nao atuais - mamaes! Terca, qdo reencontramos as amigas dos tempo de jornalismo na PUC a Renana, hoje apresentadora e futura mamae, deu para Yula, correspondente e tb futura mamae, um exemplar do livro. Melhor dica impossivel!

quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Guitarrista in uterus


Divertida a foto-montagem feita com o filhote da cantora Claudia Leite do baby já tocando guitarra amarradão na placenta... hoje, no blog da mãe.
http://blogdaclaudinha.claudialeitte.uol.com.br/blog_claudinha/

A letra!

Letra da música
Ciranda da Bailarina
(de Chico Buarque e Edu Lobo)

Procurando bem
Todo mundo tem pereba
Marca de bexiga ou vacina
E tem piriri, tem lombriga,
tem ameba
Só a bailarina que não tem
E não tem coceira
Verruga nem frieira
Nem falta de maneira ela não tem
Futucando bem
Todo mundo tem piolho
Ou tem cheiro de creolina
Todo mundo tem
um irmão meio zarolho
Só a bailarina que não tem
Nem unha encardida
Nem dente com comida
Nem casca de ferida ela não tem
Não livra ninguém
Todo mundo tem remela
Quando acorda às seis da matina
Teve escarlatina
ou tem febre amarela
Só a bailarina que não tem
Medo de subir, gente
Medo de cair, gente


Medo de vertigem
Quem não tem
Confessando bem
Todo mundo faz pecado
Logo assim que a missa termina
Todo mundo tem
um primeiro namorado
Só a bailarina que não tem
Sujo atrás da orelha
Bigode de groselha
Calcinha um pouco velha
Ela não tem
O padre também
Pode até ficar vermelho
Se o vento levanta a batina
Reparando bem,
todo mundo tem pentelho
Só a bailarina que não tem
Sala sem mobília
Goteira na vasilha
Problema na família
Quem não tem
Procurando bem
Todo mundo tem...

Ciranda da bailarina

http://som13.com/

Segundo o pai, a canção da filha...

terça-feira, 6 de janeiro de 2009

O signo da mãe

Entre outros serviços bacanas, o site www.bebe.com.br ofecere um perfil das mães de todos os signos do zodíaco. O meu bateu...

Áries
Você é uma mãe dinâmica e rápida. Consegue fazer muitas coisas ao mesmo tempo. Só não dá para absorver tudo sozinha. Atenção à sua tendência a achar que, se ninguém consegue fazer “do seu jeito”, então é melhor que você mesma faça. Não tente ser uma heroína. Aproveite a chegada do bebê para aprender a delegar as tarefas mais pesadas da rotina e curtir o seu filho. Você transmite confiança e encorajamento ao bebê já nas primeiras etapas de seu desenvolvimento. O estilo de maternidade da ariana estimula a autonomia e a independência. Controle a ansiedade e respeite o tempo necessário para as conquistas, pois você é de Áries, mas talvez o bebê não seja. Não tenha pressa. Para não se estressar na licença-maternidade, você precisa de um tempo para praticar um pouco de esporte. Correr na esteira ou fazer bicicleta são atividades que combinam com seu ritmo acelerado.
Veja o seu em: http://www.bebe.com.br/familia/entretenimento/signo-bebes.php

Detalhe básico: lá em casa TODOS são arianos: a mãe, o pai, a filha e até a babá!!!!

Baheeeeeeaaaaaaaaa!!!


Primeira vez na praia, primeira vez na Bahia!!!

Malhacao pesada


Ta pensando o que? Tem que malhar muito pra manter um coxao desse!!

Uma flor de baba


... eu sei, eu sei que baba tem acento mas ainda nao descobri no meu mega ultra supersonico imac onde se ajusta os acentos. Deeeeeb!!!! Me ajuuuuda!!!
Olha so que incrivel essa baba eletronica! Sao tres cameras-florzinhas que vc pode espalhar pelo quarto e pq nao tambem pelo jardim?!
A descoberta foi de Xande, de Salvador, que ja esta vendendo o produto. Maiores informacoes: xanderez@gmail.com