quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Sobre a fada dos dentes...

Já entendi... ela não traz. Ela só leva...

Há uma tradição nos Estados Unidos, Canadá, Espanha e em parte do Reino Unido e de Portugal, segundo a qual a "Fada do Dente" viria à noite para trocar o "dente de leite", colocado sob o travesseiro de uma criança, por uma moeda ou um pequeno presente.
Histórias sobre a Fada do Dente circulam desde o início do século XX, embora ninguém saiba sua origem exata. Todavia, trocar "dentes de leite" por presentes é algo que remonta aos vikings, mais de mil anos atrás.

O blog http://pagaozinho.blogspot.com traz uma receita fofa para os que já estão perdendo os dentes de leite:

Mágica da Fada do Dente:
- o dente da criança;
- um copo;
- uma pitada de purpurina;
- areia colorida (de preferência verde);
- uma caixinha para guardar a poeira.
Faça com que a criança coloque o dente na janela e cubra o dente com o copo de boca para baixo. Quando a criança adormecer, substitua o dente por moedas, balas, um pingente ou algum outro presentinho. Em seguida salpique a purpurina e a areia sobre o presentinho e cubra novamente com o copo.
De manhã cedo faça com que a criança recolha a poeira de fada e guarde numa caixinha, depois pode pegar o presente.

A dica é do livro "Bruxaria hereditária: segredos da antiga religião", de GRIMASSI, Raven.

Para o autor... "a mágica tem dois lados: primeiro, temos o pensamento mágico da criança e a beleza que emana de sua alegria; segundo, se a criança guardar a poeira de fada, ela poderá ter um talismã mágico. A crença mágica da criança fica impressa na poeira de fada. Mais tarde na vida, a poeira de fada pode ser usada para um desejo ou para lançar um encantamento.

Um comentário:

Paloma Varón disse...

Dora, como sou descendente de colombianos e espanhóis, aqui em casa quem predomina não é fadinha nenhuma, é o Ratón (Rato) Pérez, um rato muito legal que leva o nosso primeiro dentinho caído. Para isso, temos de escrever uma carta para ele (a minha está guardada até hoje) e mandar o dente. Ele deixa um presentinho para a criança. Ciça já viu o Ratón quando foi ao Uruguai e com certeza a iniciaremos neste costume hispano-americano quando chegar a época dela.